0

Dicas sobre os cuidados com sua Bota para Motocross e Off Road



















A bota para motocross é um dos equipamentos mais caros e importantes para o piloto, independente do nível de pilotagem que ele se encontra, pois se está começando precisa de uma bota boa para proteger o tornozelo do impacto dos “pisões” e erros que irá cometer e se for um piloto de alto nível precisará de uma bota que sustente todo o impacto que pode ter em alta velocidade.
Por isso muitos pilotos ficam em dúvida de qual modelo comprar de bota, que seja confortável e segura, mas que apresente um bom custo x benefício para os seus equipamentos de motocross e trilha.
O primeiro passo deve ser definir a finalidade desta bota, qual o objetivo do piloto? Que pode querer apenas para andar no fim de semana no sítio da família ou ir para uma trilha pesada e uma pista de motocross de alto nível, que assim tem necessidades diferentes com vários modelos disponíveis no mercado para atender todos os tipos de pilotos.
Características das Botas de Motocross
Bota motocross de entrada

As botas de trilha de moto mais simples tem a estrutura muito parecida com uma bota top de linha, sendo elas fabricadas em couro e painéis de plástico que oferecem a proteção contra os impactos na região das pernas e pés, com solado costurado e sistema de fecho simples, variando o preço de R$350,00 à R$499,90. Sendo ideal para pilotos que estão começando a andar nas trilhas e pistas e não querem investir um alto valor inicialmente.
Diferencial das melhores botas
As melhores marcas de botas como Gaerne, Alpinestars, Fox e outras, tem se preocupado cada vez mais em proteger os pés e tornozelos dos pilotos, por isso desenvolveram botas com um sistema de proteção articulado no tornozelo, evitando que ao bater o pé no chão ou a pedaleira da moto atinja o tornozelo provocando uma lesão ou fratura no piloto.
O solado das novas botas tem sido desenhados em um modelo injetado, sem costura, proporcionando maior durabilidade e aderência da sola, fácil de identificar porque estes modelos não possuem o bico de ferro. Outra vantagem é que o solado é formado por várias camadas de borracha e até metais, evitando que o pé torça para baixo, mas não deixando a bota dura para caminhar.

Os fechos geralmente são de alumínio, mas não fazendo grande diferença pois algumas botas top de linha como a Fox Instinct utilizam fecho de plástico, que pelo seu desenho fica muito resistente, o que também acontece em modelos de botas mais simples como a Bota Fly Maverik que tem o fecho de plástico com ótima durabilidade. Vale ressaltar que nenhuma bota é indestrutível, podendo qualquer modelo perder um fecho a qualquer momento.
O preço das botas top de linha variam com as proteções a mais que oferecem partindo de R$550,oo até R$2299,00 variando com a marca e cotação do dólar, por serem todas botas importadas.
Lendas sobre botas de motocross



A bota de motocross é o equipamento mais pesado que o piloto carrega, sendo realmente um pouco cansativo e desconfortável ficar com ela as vezes o dia inteiro, mas neste ponto muitos pilotos e trilheiros saem a caça de uma bota que seja “LEVE”, as botas variam o peso de 3,5Kgs à 4,5Kgs no máximo, sendo uma ilusão que as botas caras, por serem melhores vão ter um peso menor, pois na verdade são mais pesadas por terem muito mais materiais e segurança que os modelos mais simples, que por isso acabam sendo mais leves.


Um “preconceito” que alguns pilotos mais experientes as vezes tem, são com as botas que possuem fecho de plástico, achando que estas irão quebrar toda hora, realmente alguns anos atrás alguns modelos tinham fechos bem frágeis, mas atualmente os fabricantes já desenvolvem um sistema de fecho que não quebre com facilidade, tendo ótima durabilidade.
Cuidados com a bota
Por ser um equipamento de proteção e com um valor alto devemos sempre cuidar bem das botas para que tenham boa durabilidade e mantenham sua função de proteger os pés e tornozelos, então ai vão algumas dicas:


Quando voltar do treino e ainda tiver com a bota no pé é bom aproveitar e já lavar assim mesmo a bota com uma ducha de pressão, evitando que  a água molhe a parte interna, que seca lentamente.
Nunca deixe a bota secar ao sol, deixe-a de cabeça para baixo para que a água escorra para fora.
Confira se nenhum fecho esta no final da regulagem, evitando que pule para fora da bota.
Toda bota nova é um pouco dura para andar, por isso uma dica boa é molhar a parte de fora da bota antes de sair andar, cuidando para não molhar a parte interna,  assim o couro amolece mais rápido, ficando mais fácil de acostumar.

Se for para uma corrida, é recomendável que use uns 3 treinos antes, para que não tenha problemas de errar a marcha ou não sentir o freio.
Função da bota de motocross
Já vi muitos pilotos andando tanto em pistas quanto em trilhas com coturno, bota de borracha e até tênis, a maioria das vezes por falta de conhecimento e condições financeiras, mas já encontrei vários pilotos que tem a bota na bolsa de equipamentos mas não conseguiu se adaptar por ser muito dura e consequentemente desconfortável, que nada mais é que sua função.

A principal função da bota, onde os fabricantes mais investem em tecnologia, é proteger o tornozelo e pé do piloto, para isso ela tem de ser mais firme ao caminhar e se posicionar na moto, limitando os movimentos do pé entre o 2º e 3º fechos, o que acaba gerando um certo desconforto e fazendo valer a diferença de preço entre as botas de entrada e as top de linha.
O solado protege o pé para não virar e é fundamental na absorção de impactos em saltos e ao apoiar o pé no chão, quando este estiver muito gasto toda a bota já não serve mais, sendo que alguns modelos de botas tem o solado para venda avulso.

Tendo isso em mente o piloto deve avaliar se a sua bota está exercendo corretamente sua função, onde o couro já está mole, não segurando mais os movimentos ou os plásticos já se desgastaram perdendo a eficiência da bota. Dependendo do nível depilotagem de cada um e a frequência que anda, a bota pode ter um desgaste mais rápido, em média algo em torno de 6 meses à 1 ano de uso . Essa é a hora de partir para uma bota nova e  garantir que proteja o seu pé corretamente.
Que tamanho de bota devo comprar?

Por serem desconfortáveis para andar, utilizarmos o meião que é grosso e mais a joelheira que vai por dentro da bota, é recomendável pegar 1 número maior que o tamanho do tênis, para que não cause bolhas e aperte os dedos, podendo variar um pouco de marca para marca.
As botas por serem a maioria importadas, Estados Unidos, Europa e China, apresentam a numeração americana que vai do 5 ao 15 geralmente, equivalente ao tamanho Brasileiro 36 ao 47. Por isso cada tamanho Americano equivale a uma numeração dupla no Brasil, por exemplo o tamanho 10 USA = 41/42 BRA, se você usa um tênis tamanho 41 BRA, essa bota tamanho 10 USA seria o tamanho ideal para você.

Lembrando que a bota deve ser levado em conta no seu tamanho apenas o comprimento dos pés, pois a altura do cano vem até próximo do joelho, protegendo toda a canela, sendo geralmente em tamanho proporcional ao tamanho do pé e sua espessura os fabricantes já fazem pensando que o piloto irá utilizar uma joelheira junto.
Quem quiser saber como é fabricada uma bota de motocross, pode ver o nossa matéria onde a ASW mostra todo o processo de fabricação.
Para ter uma idéia de como os fabricantes se preocupam em cada detalhe e se esforçam para chegar em um produto final excelente, que a Fox Americana realizou uma festa de lançamento da Bota Fox Instinct, reunindo os seus melhores pilotos patrocinados, motos em exposição e convidando os representantes da Fox do mundo inteiro, inclusive Brasil, para verem de perto a novidade da marca.
Confira como foi a festa de lançamento Bota Fox Instinct:

Espero que tenha ajudado a responder as perguntas mais frequentes que sempre me fazem,

E lembrem-se: a maioria de nós anda de moto para se divertir e se exercitar, mas o que sempre digo é que na segunda-feira temos de trabalhar, então o mais importante é a segurança na hora da diversão e contar os minutos para o final de semana chegar novamente.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

Seja o primeiro a comentar !

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: Dicas sobre os cuidados com sua Bota para Motocross e Off Road | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!